PT não elege nenhum prefeito em MT, enquanto PL vence nas quatro maiores cidades
Ari Miranda Única News

A polarização política em Mato Grosso, estado conhecido por sua maioria de eleitores de direita, operou nas eleições deste domingo (6), quando o Partido Liberal (PL) do ex-presidente Jair Bolsonaro, conquistou quatro das cinco maiores prefeituras do Estado.
Diferente disso, o Partido dos Trabalhadores (PT) do presidente Lula, não conseguiu nenhuma cadeira de prefeito nos 142 municípios do Estado, deixando a sigla sem nenhum representante no comando das cidades de MT.
Abilio Brunini (PL) venceu o primeiro turno na capital Cuiabá, mas ainda concorre pela Prefeitura no segundo turno justamente com um petista, Lúdio Cabral (PT), úncia chance do partido de ainda fazer algum prefeito em Mato Grosso. Lúdio conquistou 28,31% dos votos e Abílio saiu na frente, com 39,61% da preferência do eleitorado.
Já nos três seguintes maiores redutos eleitorais de Mato Grosso - Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop - o PL obteve êxito e conquistou as cadeiras de prefeito nas três cidades.
Em Várzea Grande, contrariando o que diziam as pesquisas eleitorais, onde liderava o candidato à reeleição Kalil Baracat (MDB), a candidata do PL, Flávia Moretti, foi eleita com 68.760 votos, o que representou 50,54% do eleitorado.
Assim como em Várzea Grande, na cidade de Rondonópolis, região sul do estado, o segundo colocado das pesquisas, deputado Cláudio Ferreira, candidato do PL, também levou a melhor, vencendo a eleição com 45,74% dos votos, contra 33,14% do então líder das pesquisas, deputado Thiago Silva (MDB), e 21,12% de votos do candidato Paulo José, que era apoiado pelo atual prefeito, Zé do Pátio (SD).
Por fim, em Sinop, a “Capital do Nortão”, o candidato à reeleição, Roberto Dorner (PL) levou a melhor, conquistando a preferência de 68,41% dos eleitores, contra 31,59% da candidata Mirtes Grotta (Novo), que inclusive em abril deste ano recebeu a “bênção” de Jair Bolsonaro, presidente de honra do PL de Dorner, para se lançar à disputa, durante visita a Sinop.
Além destas, o PL também fez prefeitos em outras 18 cidades:
Alto Garças – Júnior Pitucha;
Campo Novo do Parecis – Edilson Piaia;
Conquista D’Oeste – Odair Vargas;
Ipiranga do Norte – Juliano Berticelli (Zoinho);
Itanhangá – Emerson Sabatine;
Juscimeira – Alexandre Russi;
Nova Lacerda – Airton Lagoano;
Nova Olímpia – Ari Cândido;
Novo São Joaquim – Leonardo Farias;
Pontes e Lacerda – Jakson Bassi;
Primavera do Leste – Sérgio Machnic;
Ribeirão Cascalheira – Elza Divina Borges (Dona Elza);
Santa Carmem – Pablo Bortolas;
Santo Antonio do Leste – Miguel Brunetta;
São José do Rio Claro – Levi Ribeiro;
Tabaporã – Carlão Borchardt;
Tapurah – Álvaro Galvan; e
Vila Rica – João Salomão Pimenta (João da Pá).
Comentários (0)
Comentários do Facebook